Movimento Esperantista

sim-eoO nosso movimento é muito grande e mundial. Estamos em mais de 120 países. Com o chegada da Internet, o prática diária do Esperanto se tornou muito vigorosa. Simplesmente, perdemos a conta de quantos somos.

O movimento Esperanto@Brasil foi criado em 2011 com o objetivo de trazer um espírito virtual  de uso do Esperanto no movimento esperantista. Somos complementar ao movimento, no mundo não-virtual,  coordenado pela nossa Liga Brasileira de Esperanto, no Brasil e pelas  as associações locais e regionai. Internacionalmente, seguimos as diretrizes da Universala Esperanto-Asocio. Somos, também, um grupo de esperantistas que pratica o voluntariado gratuito em prol do Esperanto. O que nos une no fundo são os princípios do esperantismo, expressados modernamente pelo Manifesto de Praga,  onde se delineiam as condutas à Cultura da Paz para a humanidade, com intercompreensão linguística, respeitando à diversidade cultural do mundo.   Unimo-nos em torno de um ideal de igualdade, em que o Esperanto é apenas uma língua neutra e comum, como uma segunda língua de cada povo, a partir do ideário lançado pelo seu iniciador Ludwik Lejzer Zamenhof.

Para ampliar suas ideias sobre o Esperanto, sugerimos a leitura do texto “Esperanto… Língua Internacional?” para poderem entender como pensamos de uma forma mais ampla.